O post de hoje é uma homenagem aos navios que eu mais adoro.
Para todos que lêem saibam que este é um blog sazonal e não tem data de postagem constante.
Bem voltando aos navios , primeiro uma breve introdução. Eu sempre gostei de navios , principalmente os grandes veleiros de guerra , quando eu era pequeno eu achava o Galeão o barco mais foda que Existia. E por muito tempo eu pensei assim , até jogar Age of Empires 3 e ver as belas fragatas, assim uma duvida surgiu , qual seria o navio mais poderoso, não atualmente mais sim naquela distante época , que muito me fascinava . O filme Piratas do Caribe só me ajudou ainda mais a minha curiosidade.
Então lá foi eu com minhas pesquisas, muitas eu diria , até que eu encontrei um game onde eu pude testar , a "real" eficiência dos navios o game era Age of Pirates. O jogo me mostrou muitos navios que eu não conhecia um deles me chamou a atenção , o Men-of-War – esse gigante era imbatível.
Pronto estava escolhido o meu novo navio favorito , comecei a pesquisar na net e achei os navios equivalentes , e procurei os navios mais importantes ,TOP's mesmo, Das nações mais importantes da época (1700 – 1800) . Inglaterra , Espanha e França. A Inglaterra claro faz muito mais propaganda com sua Majestosa Royal Navy – e seu HMS. Mesmo assim o melhor navio de longe é o inglês.
Vamos começas com a França.
O melhor Navio da França não está na data estabelecida , isso por que na data estabelecida a França não possuía nenhum navio surpreendente , apenas navios medianos e simples , e estes eram bem simplórios.
Em 1850 – a França lançou um navio de guerra que mudaria tudo, ele seria o inicio do fim dos navios de Guerra movido a velas. Este navio era o :
Napoléon – Terceiro Lugar
O Napoleão era um navio de linha (assim como os outros dessa lista) possuindo 90 canhões, e um grande diferencial , um motor a vapor , com estilo parafuso - Já aviam navios a motor em 1800 mais eles funcionam com pás laterais e isso impedia que eles tivesse muitos canhões os tornavam alvos fáceis.
Com este novo tipo de navio ser um motor a vapor mesmo que de 960 hp (574 kW) era uma enorme vantagem com velocidade de 12 nós contra os 6~8 nos dos outros navios da época.
Nenhuma grande batalha ,mais uma revolução.
Agora vamos a Espanha
Nuestra Señora de la Santísima Trinidad – Segundo Lugar
O Gigante espanhol era poderoso e não poderia ser derrotado, era um verdadeiro Titã dos mares mais acabou sendo destruído pela soberba e total falta de estratégia de seu comandante. E é Claro um Titã só poderia ser destruído por outro Titã, mais isso é para o nosso próximo navio.
O Nossa Senhora foi construído em 14 de julho de 1758 possuía cerca de 140 canhões e 4 andares, o único da época com 4 andares, Tinhas quase 5.000 toneladas e era o rei da américa , ajudou a ganhar a guerra de independência americana(1779) , a batalha do cabo espartel (1782). Participou da a batalha do cabo de São Vicente (1797),da qual se retirou após enfrentar o Nelson e seu navio. E por fim sua ultima batalha Talfragar (1805).
Foi o navio mais bem armado e equipado de sua época.
Agora o Top dos Tops , o melhor navio do mundo na época o gigante europeu foi capaz de derrotar o "Nossa Senhora da Santíssima Trindade" fazendo com que não fosse possível nem sequer capturar o navio , ele simplesmente naufragou. Esse navio , o supremo foi o :
HMS Victory – O Melhor de Todos
Construído em 1759 o Victory era um navio superior da Inglaterra.Foi por muito tempo comandado por Horatio Nelson, 1st Viscount Nelson. Com 104 canhões cerca de 3.500 toneladas chagava a 8 nós, muito pra época, Feito sem blindagem inicialmente porem com um casco de carvalho de 60cm ( 60 cm são mais do que suficiente para os canhões de 1750). Depois da evolução dos canhões ganhou uma blindagem (1796) de cobre em alguns locais do navio.
Participou de forma decisiva das batalhas :Primeira Batalha de Ouessant (1778), Segunda Batalha de Ouessant (1781), Batalha do cabo São Vicente(1797) , Talfragar (1805). Nas duas Ultimas com participação extremamente decisiva. Além do serviço de escolta até (1889). Foi Oficialmente aposentado em (1904) Veja as imagens
Veja mais em http://www.hms-victory.com/
É por isso que eu escolhi o HMS Victory - O grande Titã que sobreviveu ao tempo e a inúmeras batalhas.
Nota, hoje intensifiquei minha pesquisa, e não encontrei nenhuma derrota nos 150 anos de atuação do HMS Victory. Isso é que é um barco.
ResponderExcluirCara, eu achei otimo o post.Sou fascinado por navios historicos de todos os tipos, e esses sao fantasticos.
ResponderExcluirBem,preciso de um navio médio com no mínimo 20 pessoas a bordo, e histórico do tipo "antigo", maior parte dele de madeira e com bastante lugar para munição e armas. Será que você pode me ajudar dando um exmplo?
ResponderExcluirObrigado pela atenção.
G.A.Prestes
Cara ficou muito legal...a Nau tambem e boa mas sou facinado pelo brigue
ResponderExcluirvlw.. cara..
ResponderExcluirvc me ajudou muito...
precisava de uma base para minha pesquisa de batalhas de navios antigos...
JA ME INTERESSAVA mas o seu post me convidou a conhecer mais sobre o assunto... Brigadão!!!