sexta-feira, abril 10, 2009

Laser que curva pode controlar Raios !!!!

A equipe de Pavel Polynkin, da Universidade do Arizona em Tucson, Divulgou hoje um laser que faz curvas !

O grupo usou um dispositivo laser capaz de pulsos muito, muito rápidos (medidos na escala dos femtossegundos, equivalentes e milionésimos de bilionésimos de segundo). Um laser é basicamente um feixe de luz em que todos os fótons (partículas que compõem a luz) avançam na mesma direção, de forma coordenada.

Esses pulsos muito rápidos e intensos de laser, ao atravessarem o ar, fazem com que as partículas que compõem a atmosfera se dissociem, criando um estado da matéria chamado de plasma. Normalmente, tanto o laser quanto a trilha de plasma que ele deixa, avançam em linha reta. Mas o grupo de Polynkin usou uma série de lentes e outros apetrechos em seu arranjo experimental e o resultado foi que o laser avançou pelo ar fazendo uma curva. O filamento de plasma que o seguiu também apareceu curvado.

Vejá a imagem :


Simulação numérica mostra rota em curva de feixe laser


Difícil imaginar, só por entender o que eles fizeram, como isso poderia ser útil. Mas não custa lembrar que Charles Townes, o americano que inventou o laser, tinha uma convicção pessoal de que aquilo não servia para nada. Hoje, o laser faz parte da vida cotidiana tanto na medicina -- para cirurgias de olho, por exemplo -- como no mundo do entretenimento -- alguém aí usa CDs ou DVDs?

Polynkin admite que, no momento, seu laser que faz curva ainda é uma curiosidade científica. "É verdade, as aplicações práticas ainda não são uma realidade", disse o pesquisador, em entrevista ao G1. "Entretanto, alguns grupos estão trabalhando nisso.

"Um exemplo notável é o projeto franco-alemão chamado Teramobile. Esses caras montaram um sistema de laser ultraintenso, igual ao que eu uso aqui no Arizona, num caminhão. Aí eles dirigem por aí pela Europa e fazem experimentos de campo com filamentos de laser." Foi esse grupo que reportou resultados preliminares na tentativa de desenvolver um "para-raio high-tech". "Eles disparavam pulsos de laser para as nuvens e observaram que, quando o laser estava ligado, a frequência dos relâmpagos aumentava.

Os canais de plasma que os pulsos de laser criam são condutores elétricos e oferecem uma rota preferencial para um raio." Em suma, a trilha deixada pelo laser faz mais ou menos o papel do fio da pipa do célebre cientista americano Benjamin Franklin, usada no experimento em que ele confirmou a natureza elétrica dos relâmpagos e testou o princípio de funcionamento do para-raios convencional, em 1752. Com a diferença de que, naquela ocasião, Franklin arriscou a própria vida ao segurar o fio da pipa. No caso do laser, ninguém precisa ficar grudado ao aparelho esperando o raio cair.


Teste demonstra potencial de lasers para conduzir raios.
Acima, descarga que avança pelo ar por contra própria; abaixo, pelo laser

Agora sim podemos ter um avanço realmente bom em energia renovável! Podemos finalmente ter raios como uma fonte de energia com lasers como os condutores e grandes usinas aproveitando a energia das tempestades de raios, e assim poderemos passar a gerar energia limpa e rápida por todo o país !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário